Por que praticar atividade física com frequência?

Praticar a atividade física regularmente numa intensidade ideal e – principalmente o treinamento – aumenta o VO2max do atleta. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que uma pessoa sedentária pode aumentar sua capacidade de gastar calorias a cada minuto de exercício. Imagine: são necessárias semanas de treino para que o VO2max (gasto calórico) aumente.

Em muitos casos, as pessoas começam a praticar uma atividade física e logo desistem, não permitindo que o organismo se modifique e eleve o gasto energético (VO2max). Ao parar de treinar, o atleta perde todo ganho conquistado para queimar calorias.

O VO2max tem um limite de aumento, e por volta de 8 a 18 meses de treinamento ele para de aumentar, fazendo com que o indivíduo atinja sua capacidade máxima de gastar energia aeróbica (utilização de O2) a cada minuto.

Atenção ao retorno 

No retorno aos treinamentos deve-se respeitar a sobrecarga progressiva. Ou seja, a elevação da quilometragem e a intensidade devem ser lentas e graduais. Muitos corredores sentem-se bem no recomeço e isso acontece porque o coração perde as adaptações mais lentamente do que os músculos, tendões e ligamentos.

Nesse momento, a sensação é de que não houve tanta queda de desempenho e o impacto excessivo pode machucar as articulações. Afinal, a redução dos treinos gera perda dessas adaptações e se o corredor tentar manter a mesma carga (distâncias e velocidades) não suportará o impacto e as lesões podem aparecer.

Treinamento é isso: passo a passo, evolução a cada evolução e sem parar. Com foco nos seus objetivos, você vai chegar aonde quer.