Qual o segredo do treinamento para quem quer perder peso?

Recentemente iniciamos uma parceria ao lado da Sense Bike para o #DesafioDougrao, em que faço parte, como treinador e fisiologista, da equipe multidisciplinar da Care Club. O objetivo principal é estar ao lado do Dougrão Pedala em um treino com foco em perda de peso.  

Muitas pessoas têm dúvidas em como realizar este tipo de treino com esta meta. A verdade é que o grande segredo do treinamento para quem quer perder peso é criar algo personalizado, respeitando a individualidade biológica. É preciso gerar o maior gasto calórico possível, sem criar um desgaste exagerado do corpo. A dificuldade fica por conta da dieta mais restrita, o que dificulta a recuperação muscular e pode, inclusive, prejudicar o sistema imunológico.  

Em um primeiro momento, a rotina de treinos deve apostar em pedais mais longos e em baixa intensidade, para desenvolver a capacidade utilizar a gordura como fonte de energia para a contração dos músculos ao mesmo tempo em que o corpo é preparado para uma segunda fase do treinamento.  

Conforme contei para o Gustavo Cebo, do Pedal.com.br, a ideia é trabalhar com volumes (duração em minutos do treino) cada vez mais altos e com aumentos graduais, apostando no longo prazo para gerar perda de peso. Aumentar muito rapidamente o volume não é adequado para o organismo.  

Depois que a pessoa estiver mais adaptada, o ideal é entrar com treinos de alta intensidade para aumentar ainda mais a capacidade de gastar energia por minuto de exercício. O foco, nesse caso, é aumentar o VO2max e o consumo de oxigênio nas intensidades leves e moderadas para gastar mais energia para um mesmo treino. Se a pessoa melhora o condicionamento, ela consegue gastar mais calorias por minuto de exercício e assim perder mais peso no acúmulo de sessões de treinos.  

O ideal de um treinamento para quem quer perder peso é um trabalho interdisciplinar, com um conjunto de profissionais como nutricionista, médico do esporte, cardiologista,  fisiologista do exercício, treinador e, em alguns casos, um psicólogo do esporte.  

É importante controlar a carga para que não gere desmotivação nem infecções do trato respiratório. Se a pessoa começar a faltar nos treinos, teremos um sinal de desgaste (fadiga). Nestes casos, a solução é equilibrar o organismo, reduzindo a carga de treino ao mesmo tempo em que o nutricionista aumenta a ingestão de calorias, respeitando a recuperação e nível de fadiga. 

Um treinamento para alguém que quer perder peso não é tão simples e se faz necessário o acompanhamento de diversos profissionais qualificados. Conhece alguém que quer perder peso nestas condições? Passe estas dicas pra essa pessoa.