Como melhorar a estratégia de largada no ciclismo?

Na largada é importante conhecer seus limites para não começar a corrida de ciclismo numa intensidade elevada demais. Quando isso acontece, a musculatura libera ácidos e a sensação é de:

1- Pernas queimando devido à acidez produzida pelos músculos.
2- Respiração lá em cima.
3- Em algumas ocasiões, parece que a garganta pega fogo.

No ciclismo, muitos atletas tentam acompanhar competidores que são muito mais fortes e isso acaba ultrapassando a intensidade ideal para uma largada e o resultado final da prova será inferior.

Um exemplo de erro em largada é quando um atleta mais fraco larga a 100% do seu máximo, enquanto atletas mais fortes largam a 95% do seu máximo. Nos primeiros minutos de prova, esse atleta mais lento conseguirá suportar o ritmo, mas com o passar do tempo a intensidade mais elevada faz com que o atleta comece a perder rendimento e os atletas mais fortes vão embora, pois estavam numa intensidade relativa mais baixa (95% contra 100%). Veja como as dicas abaixo podem te ajudar:

1- É importante conhecer seu organismo para dosar o esforço corretamente. Vão ter provas de ciclismo que você vai largar muito forte e outras que vai largar abaixo do ritmo correto, e depois de algumas experiências de tentativa e erro você vai encontrar a intensidade de largada ideal. Tudo é questão de experiência. O medidor de potência é uma ferramenta importante para essa análise já que é possível verificar em que potência o atleta largou e assim ter dados para mudar a estratégia num segundo momento. Um corredor e um nadador usariam a velocidade para fazer essa avaliação, já o ciclista, o ideal seria mesmo uma medida de potência. Como a maioria das pessoas não tem medidor de potência é importante trabalhar a percepção do esforço, entender que aquele ritmo está forte demais e tomar a decisão de reduzir a intensidade.

2- No ciclismo, a outra dica é largar com adversários que tenham uma performance parecida com a sua. Se você estiver na largada acompanhando atletas que você sabe que são muito mais fortes do que você, provavelmente estará largando forte demais. Nesse caso, diminua o ritmo para ter forças até o final da prova.

A experiência no ciclismo é o fator determinante, o que vale mesmo é o atleta conhecer os seus limites para dosar seu esforço corretamente.