Ciclismo: a melhor cadência durante o treinamento

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual seria a melhor cadência durante o treinamento. Abaixo dois estudos interessantes mostram que o efeito é mais positivo ao treinar em cadências baixas, se comparado a cadências altas.

Num interessante estudo os atletas realizaram treinamento intervalado em cadência alta (100 RPM) e em cadência baixa (60 RPM). O grupo de atletas que treinou em baixa cadência teve uma maior melhora de performance tanto na subida, quanto no plano, se comparado ao grupo que treinou cadência alta. (Autor: Nimmerichter et al., 2012)

Em 2016, em outro estudo, um grupo de atletas treinou 20% abaixo da sua cadência preferida (entre 60 e 81 RPM) e um segundo grupo treinou 20% acima (entre 96 e 121 RPM). O grupo que treinou em cadências mais baixas obteve maior ganho de performance no contrarrelógio de 15 minutos se comparado ao grupo que treinou com cadência alta (16% vs. 8%). (Autor: Whitty et al., 2016)

Em situação prova

Durante a competição, a grande variação do percurso (plano, subidas longas, subidas curtas e muito inclinadas) e as diferentes situações de prova (ataque do pelotão, largada e chegada) exigem do atleta a execução de diferentes cadências. Nesses estudos citados, os testes foram no contrarrelógio de 15 a 20 minutos em plano e subida, o que difere de uma situação de competição (mountain bike ou ciclismo).

A minha sugestão é treinar a maior parte do tempo na sua cadência preferida e deixar para treinar cadências mais baixas e mais altas durante treinamentos intervalados de alta intensidade. Pois vale lembrar que no sprint de alta intensidade no plano, a cadência é bastante alta com muita força e em tops curtos e subidas duras, a cadência é baixa com muita força. Por isso, treinos tanto de alta quanto de baixa cadência são importantes.

Outra maneira de treinar é escolher percursos com grande variação de inclinação nas subidas, pois dessa forma automaticamente estará treinando diferentes cadências, aumentando assim o seu repertório de rotações treinadas.