Campeão de corrida de montanha e Cadu juntos em 2016

De um lado, Ernani Souza, o primeiro brasileiro a vencer El Cruce Columbia, uma das maratonas mais importantes da América do Sul quando o assunto é corrida de montanha. Do outro, Cadu Polazzo, experiente na modalidade, mestre em fisiologia do exercício e técnico da Seleção Brasileira de Mountain Bike, além de grandes nomes do mountain bike nacional.

Atleta e treinador estarão juntos na temporada 2016 e já têm o primeiro objetivo definido: chegar ao bicampeonato na El Cruce Columbia. A tradicional prova de 103 km acontece de 11 a 14 de fevereiro na Patagônia, entre Chile e Argentina.

Atleta há mais de 18 anos, essa é a primeira vez que Ernani trabalha com um treinador. Segundo ele, o principal motivo de ser treinado por Cadu foi a busca por uma orientação profissional para aliar ao seu talento e dedicação. No ano passado, após o título no El Cruce, o maratonista acabou exagerando e sofreu uma lesão no púbis, que o deixou sem correr por 12 semanas.

“Buscar um acompanhamento profissional foi bastante positivo, pois no ano passado eu tive muitas dificuldades, principalmente na parte física. Agora com o Cadu o planejamento está sendo muito bem feito”, conta.

Com acompanhamento de Cadu Polazzo já no início de 2016, toda a rotina de treinos e o calendário de provas foram adaptados. O treinador montou uma programação para o maratonista elevar o nível técnico e o preparo físico de acordo com cada competição que vai disputar.

“Tudo está bem acertado e organizado. Quando devo me esforçar ou descansar. Confesso que o método é um pouco diferente do que estava acostumado. Estou treinando períodos maiores e com mais esforço, mas ao mesmo tempo tenho mais períodos de descanso. No final, estou treinando mais forte do que antes e me sinto mais disposto”, completa.

Palavras do treinador

Para o experiente Cadu Polazzo, essa será a oportunidade de unir conhecimento com experiência para assim chegar ao objetivo no final da temporada.

“Estou muito feliz com essa parceria. O Ernani é um maratonista de ponta e com grande potencial. Minha ideia é unir o conhecimento com a experiência em provas de cross triatlo ou corrida de montanha mesmo. Tenho certeza que juntos vamos conquistar grandes resultados”, finaliza Cadu Polazzo.

Ernani Souza tem apoio e patrocínios de Clube Dom Pedro II, Unimed Conselheiro Lafaiete, Plastipel Embalagens, CHB, Skechers e Kailash, além da parceria e assessoria do treinador Cadu Polazzo e da Trifosfato.